
O projeto Memórias Sacras busca valorizar o patrimônio histórico-religioso de Rio dos Cedros através da fotografia, conectando a memória e a arte sacra das igrejas locais ao público. Com o apoio da Lei Paulo Gustavo, que incentiva o acesso à cultura, o projeto pretende tornar a história religiosa acessível a todos, registrando e preservando detalhes arquitetônicos e artísticos das igrejas. Dessa forma, ele promove a importância do patrimônio cultural e religioso da cidade.
Para alcançar seus objetivos, o projeto tem metas claras, como fotografar as 30 igrejas mapeadas, registrando altares, oratórios e elementos sacros. Outra meta é criar um roteiro cultural digital, ampliando o acesso ao público e garantindo a preservação da memória religiosa. Com foco inclusivo, o projeto pretende atingir crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência em todo o Brasil, fortalecendo a conexão entre a comunidade local e seu patrimônio cultural.
Explore este roteiro e conheça um pouco mais da história e cultura do Vale Europeu Catarinense.
Encontre as melhores operadoras de turismo para te acompanhar.
Facilita e enriquece sua experiência com os melhores guias da região.
Popular formato de arquivo usado por diversos aplicativos para navegar em rotas.
O roteiro é composto por 28 igrejas, repletas de detalhes arquitetônicos históricos, altares, oratórios e elementos de arte sacra.
Atualmente o circuito está profissionalizado. Operadoras credenciadas e estruturadas disponibilizam: